quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A importância de um pediatra humanizado



Não deixe de chamar um pediatra humanizado. Você pode pensar que não será necessário, mas poderá se arrepender. Os neonatalogistas de plantão seguem o protocolo da maternidade. Ana Luísa passou por todos os procedimentos de rotina: teve as vias aéreas aspiradas, recebeu colírio de nitrato de prata, desnecessariamente. Pingaram na vagina dela também. Recebeu uma injeção de vitamina K. Quanta "judiação" para um bebê com alguns minutos de vida. O pai dela conseguiu filmar o tratamento que ela recebeu. Uma sala super gelada por conta do ar condicionado e ela lá descoberta, chorando, agarrada na lateral do berço por quase 12 minutos. A enfermeira tratando minha filha como se fosse um pedaço de carne no açougue: virava pra lá e pra cá, furava, apertava as bochechas pra pingar colírio, a perna pra furar da injeção, molhava o pé na tinta do carimbo e ela só chorando... ninguém fez um carinho, deu um afago. Se um dia eu tiver coragem (até hoje não consigo ver todo o vídeo) compartilho com vocês. E onde eu estava enquanto isso tudo acontecia? Na sala ao lado, sem sentir nada das pernas pra baixo, sendo costurada por conta de uma cesárea desnecessária, não podendo recepcionar minha filha dignamente, da maneira que ela merecia. Para mim, dói demais e me faz chorar todas as vezes que eu lembro disso. E não pense que foi somente com a Ana Luísa que aconteceu tudo isso. Esses procedimentos, infelizmente, são "comuns". E ninguém se pergunta se eles são realmente necessário, se o bebê precisa passar por tudo isso... Se você fez uma cesárea, provavelmente seu bebê passou por todos esses procedimentos e você não viu. 
(Alessandra Ferreira, mãe da Ana Luísa, hoje com 1a e 4m)

2 comentários:

  1. De fato amiga...
    Já estão escassos os pediatras, imagine os humanizados.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Isso não é judiação, é um procedimento normal e diário em hospitais. Eu não sou de acordo com isso que vc escreveu, sua filha foi bem cuidada teve tudo que precisava nesses procedimentos. Minha filha no video que EU filmei quando nasceu tinha 2 voltas de cordão no pescoço, posto pra vc ver e quero que vc me diga se acha angustiante ou não ver aquilo. E como eu ia saber se minha esposa não tivesse marcado cesárea? podia ali ter acontecido o pior e a gente nem sabia!

    ResponderExcluir